sábado, 25 de julho de 2015

Batman - A Piada Mortal - Contém SPOILERS


No dia 11 de Julho de 2015, somos surpreendidos com a notícia, de que uma das hqs mais geniais já feitas, terá o seu espaço no mundo das animações. Escrita por Alan Moore, Batman - A Piada Mortal é um hq de 1988, e relançada em 2008, com uma nova colorização.A hq conta uma versão da origem do Coringa, um dos maiores vilões do universo de ficção e o principal vilão do Homem-Morcego.


A história conta além da origem do Coringa, um plano elaborado por ele, que tem por objetivo enlouquecer o comissário Jim Gordon,seguindo a lógica de que, Basta um dia ruim, que até mesmo a mais sã das pessoas pode enlouquecer, para isso ele ataca a casa de Gordon, e atira em Bárbara,filha de Gordon e a Bat-Girl, fazendo com que fique paraplégica, ele arranca suas roupas e tira vários fotos.
Existem interpretações que o Coringa abusa sexualmente dela, nada confirmado, porém uma imagem supostamente de uma página não finalizada, serviu para reacender essa polêmica.
Versão Original

Versão Supostamente Censurada


O Coringa prende Gordon, tira suas roupas e faz com que ele de uma volta em um trem- fantasma, na qual Gordon acaba por ver as fotos de Bárbara ferida e indefesa, ao mesmo tempo em que o Coringa canta uma música sobre loucura, o Batman aparece e consegue resgatar Gordon, que mostra que mesmo por tudo que passou, o plano do Coringa falhou e Gordon diz que deseja que o Batman o prenda seguindo a lei.
Após alguns incidentes o Batman termina por encurralar o Coringa, que puxa uma arma, e quando atira, sai uma bandeira escrita Bang, Batman tem um dialogo sobre a luta deles ter um fim e ele se propõe a ajudar o Coringa para que ele supere o que quer que tenha acontecido para ele ficar assim, O Coringa diz que se lembra de uma piada sobre dois loucos em um hospício.

 A última pagina mostra o Batman e Coringa rindo da piada, quando o Batman se aproxima e agarra o coringa, o som sirenes e luzes se aproximando em conjunto com risada.No quadro seguinte a risada cessa e apenas fica o som da sirene, no quadro seguinte, não há mais som algum.
Segundo Grant Morrison, autor de Os Invisíveis e Grandes Astros Superman, Batman mata o Coringa, por isso o repentino fim da risada, o que torna a piada contada pelo Coringa, uma piada mortal.


Ao longo de tudo isso, temos uma história de um comediante que é um fracasso e se une a um grupo de criminosos para arrumar dinheiro e sustentar sua esposa que está grávida, sua esposa acaba por morrer em um acidente doméstico e muito abalado e pressionado pelos criminosos, ele invade uma fábrica, utilizando um capacete que atrapalha sua visão, acabando por ser perseguido pelo segurança do local e mais tarde pelo Batman e pela polícia de Gotham, que o confundem com o vilão Capuz Vermelho, por conta do capacete, em seu desespero para fugir ele pula de uma ponte e cai em uma água com produtos químicos, ao tirar o capacete, sua pele está pálida e seus cabelos verdes e ele começa a rir muito.

E como dito no ínicio do post, Um twitter da DC Comics confirma que em 2016, teremos uma animação dessa que é uma das melhores histórias das hqs, por seu clima pesado e temas abordados. Batman - A Piada Mortal é uma das principais histórias adultas do mundo das hqs. um marco para as hqs da época.


Em 2015 tivemos uma polêmica, sobre uma capa feita pelo brasileiro Rafael Albuquerque (Vampiro Americano), aonde ele fez uma homenagem a piada mortal numa das capas alternativas da hq da Batgirl, porém o público-alvo dessa hq não gostou da capa, gerando muitos protestos e acusando a capa de machismo e de agressão ao público feminino, depois de lerem A Piada Mortal,tirem suas próprias conclusões.

A hq se encontra esgotada no momento, portanto segue um link para a leitura online: https://docs.google.com/file/d/0BzlmSNXHpdrsZlZfUkUxWnIwZzA/view

 E Você ? Já teve um dia Ruim ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário