domingo, 27 de julho de 2014

Blade Runner - Replicante ou não?



De acordo com a referencia no nome do blog, resolvi fazer minha primeira publicação falando desse filme.


Filme de Ridley Scott de 1982, baseado no livro Do Androids Dream of Electric Sheep? (Androides Sonham Com Carneiros Elétricos?) de Philip K. Dick.

Aviso para quem não assistiu, assista vale muito a pena eu recomendo um pouco de paciência com o filme, pois tem um ritmo lento proposital diferente dos sci-fi de hoje em dia.


O filme trata de humanos vs androides (que no filme são chamados de replicantes) ou androide vs humano, depende do ponto de vista. O que o filme deixa no ar é se o protagonista Harrison Ford que vive Deckard caçador de androide é ou não um replicante. Na 1ª versão do filme, no final tem um voice over (narração) de Deckard que nos faz acreditar que ele sim é humano, porem, na versão do diretor, esse voice over foi cortado. Outro indício dessa dúvida é quando Deckard vai até a delegacia “pegar o caso” na 1ª versão são 5 replicantes e na versão do diretor são 6 sendo 3 homes e 3 mulheres, assistindo o filme percebemos que nas duas versões sobra 1 replicante, o que reforça a ideia de que Deckard é um replicante. Mas o filme vai muito além disso. Como os humanos criam maquinas “perfeitas” a sua semelhança, será que nesse processo não perdemos nossa humanidade agindo como máquinas? Como o futuro é nosso presente, podemos perceber essa dualidade em nosso dia a dia, pois uma máquina de lavar roupa ou um micro ondas pode fazer o “serviço” por nós, mas uma rede social não. Hoje em dia o copiar e colar uma frase de carinho e amor é substituído pela fala e pelo contato pessoal, isso não é se desumanizar? No filme enquanto o Deckard (que na minha opinião é humano) vai recuperando sua humanidade o replicante Roy Batty - Nexus 6 (interpretado brilhantemente por Rutger Hauer, que em sua fala final foi totalmente improvisada pelo ator) desenvolve sua emoção e tem muito mais afeto pelos seus semelhantes que os próprios humanos retratados no filme.
Resumindo o que significa ser humano?


Nenhum comentário:

Postar um comentário